- Densidade
- Contraste
- Resolução espacial
- Distorção
Densidade
Define a quantidade de "negrume" na radiografia processada. Uma radiografia com uma densidade alta é visualizada, menos luz é transmitida pela imagem. Ou seja, uma imagem mais escurecida.
O principal fator para controlar a densidade do filme é a mAs, que determina a quantidade de de raios X emitidos pelo tubo de raios X e a duração da exposição.
Contraste
É a diferença de densidade nas áreas adjacentes da imagem radiográfica. Quando a diferença de densidade é grande, o contraste é alto, e quando essa diferença é pequena o contraste é baixo.
O contraste é definido como como de longa e de curta escala, referindo-se ao alcance total das densidades ópticas, da parte da imagem mais clara à mais escura da imagem radiográfica.
Resolução espacial
É definida como a nitidez obtida das estruturas em uma imagem. A resolução de uma imagem radiográfica é demonstrada pela clareza ou nitidez das linhas estruturais e as bordas dos tecidos ou estruturas da imagem. A resolução também pode ser conhecida como definição, detalhe gravado, nitidez da imagem, detalhe.
Distorção
A distorção da imagem é definida pela representação errônea do tamanho ou forma do objeto projetado no filme radiológico. Existe dois tipos de distorção: distorção de forma e distorção de tamanho.
Vale ressaltar que nenhuma imagem radiográfica pode ser a reprodução exata da parte radiografada, entretanto, a distorção pode ser minimizada e controlada através dos seguintes fatores:
- Distancia do receptor de fonte-imagem (DFR)
- Distancia do receptor de objeto-imagem (DOR)
- Alinhamento do receptor objeto-imagem
- Alinhamento/centralização ra raio central (RC)