Qualidade de imagem na radiologia digital

Por | dezembro 15, 2017
Diferente da radiologia convencional, na radiologia digital há a possibilidade da imagem ser reproduzida em um monitor de computador e são chamadas de radiografia em cópia eletrônica. As imagens digitais são bidimensional e formadas por uma matriz de elementos pictográficos chamados de pixel. Na tomografia, cada pixel representa a menor unidade da imagem e a união desses pixels formarão a matriz. 



Fatores de exposição pertinente a radiografia digital

A mA é responsável por controlar o número de raios X produzidos, e a mAs (mA x tempo = mAs) refere-se ao número de raios X e a duração da exposição. A KV controla o poder de penetração dos raios X em todas as tomografias radiográficas, tanto no sistema analógico quanto no digital. Aumentando a KV a penetrabilidade do feixe também cresce. Uma KV mais alta é benéfica para o paciente, pois há uma redução na dose de exposição do paciente. 

Fatores de qualidade de imagem digital

  • Brilho
  • Resolução do contraste
  • Resolução espacial
  • Distorção
  • Indicador de exposição
  • Ruído
Brilho
Intensidade da luz que representa os pixels individuais da imagem no monitor. Importante ressaltar que na tomografia digital o termo brilho substitui o termo densidade do vocabulário relativo a tomografias de sistema analógico.

Resolução de contraste
Na tomografia digital, contraste é definido como a diferença no brilho, entres as partes claras e escuras representadas na imagem.
    Profundidade de bits e pixel
    É importante lembra que cada pixel representa apenas um tom de cinza quando visualizado em um monitor. 
    Com relação a profundidade do bits, quando maior a profundidade de bits de um determinado sistema, melhor a resolução do contraste, isto é, maior é o numero de possíveis tons de cinza que o pixel pode ter.

Resolução espacial
Em tomografia digital é definida pela nitidez gravada ou detalhe das estruturas na imagem- mesma definição para tomografias que utilizam tela-filme.
Uma maior matriz exibe uma imagem com resolução melhor.


Distorção
É a representação errônea do tamanho do objeto ou forma como projetado na mídia gravadora radiográfica, assim como na tomografia de tela-filme. 
DFR, DOR e alinhamento do RC são os fatores que afetam a distorção.


Indicador de exposição
Em tomografia digital é um valor numérico que representa a exposição que o RI recebeu
      Fatores de controle
O indicador de exposição depende da dose de radiação que atinge o receptor de imagem. Esse valor de calculo usa como base o efeito da mAs, da KV, da área total do recepto de irradiada e dos objetos que foram expostos. 

Ruído
É o distúrbio aleatório que obscurece ou reduz a claridade. 
Quando uma radiologia digital apresenta ruido é o mesmo que uma imagem granulada ou cheia de pontos.





Postagens mais visitadas