- Ossos longos
- Ossos curtos
- Ossos irregulares
- Ossos laminares
Os ossos longos são formados por um corpo e duas extremidades, e são encontrados no esqueleto apendicular.
Composição- o casco externo da maioria dos ossos é composto de um
tecido ósseo denso,
conhecido como osso compacto ou córtex, sendo uma camada externa. Na extremidade
de cada osso longo está localizado o osso esponjoso, que é altamente poroso e contém
a medula óssea vermelha.
No osso longo também se encontra o periósteo, uma membrana densa e fibrosa,que deixa de cobrir o osso apenas nas superfícies relacionadas às articulações, esta é recoberta pela cartilagem hialina. É essencial para o crescimento, a manutenção e a nutrição dos ossos, que são supridos ricamente pelos vasos sanguíneos.
Ossos curtos:
São cuboides, encontrados apenas nos pulsos (ossos do carpo: Escafoide, Semilunar, Piramidal, Pisiforme, Trapézio, Trapezoide, Capitato, Hamato) e tornozelos (ossos do tarso: Tálus, Calcâneo, Navicular, Cuboide, Cuneiforme Medial, Cuneiforme Intermédio (Médio) e Cuneiforme Lateral). São constituídos principalmente por de tecido esponjoso, com uma fina cobertura de osso compacto.
Ossos irregulares:
Alguns exemplos desses ossos de formato peculiar são: vértebras, ossos faciais, ossos da base do crânio e ossos da pelve.
Ossos laminares:
É composto por dois planos de osso compacto e osso esponjoso, com medula entre eles. Como exemplo de ossos laminares há os ossos que compõem a calota (topo do crânio), o esterno, as costelas e as escapulas.