É o tempo necessário para que a atividade de um dado material radioativo caia pela metade, como resultado de um processo de decaimento radioativo.
Meia Vida Biológica:
É o tempo necessário, para um sistema biológico (homem, animal ou vegetal), eliminar, por processos naturais, metade da quantidade de uma substância.
Efeito termiônico:
É o aumento do fluxo de elétrons que saem de um metal, devido ao aumento de temperatura. Ao aumentar-se substancialmente a temperatura do metal, há uma facilidade maior para a saída dos elétrons. (capaz de ionizar com a temperatura).
Efeito Bremsstrahlung (raios-x de freamento):
A palavra de origem alemã significa: Bremsen= frear e Strahlung= radiação. Quando partículas carregadas, principalmente elétrons, interagem com o campo elétrico de núcleos de número atômico elevado ou com a eletrosfera, elas reduzem a energia cinética, mudam de direção e emitem a diferença de energia sob a forma de ondas electromagnéticas, denominadas de raios-x de freamento ou bremsstrahlung.
Efeito Compton:
Efeito Compton ou de espalhamento é a diminuição de energia (aumento do comprimento de onda) de um fóton de raio-x ou gama, quando ele interage com a matéria.
A interação entre a alta energia dos fótons e elétrons resulta no elétron recebendo parte da energia (fazendo-o recuar), e um fóton contendo a energia restante sendo emitida
numa direção diferente da original.
Efeito Fotoelétrico:
É a emissão de elétrons induzida pela ação da luz, mas para melhor entendimento disso temos que o efeito fotoelétrico é o arrancamento de elétrons de um campo geralmente
metálico (anodo) por efeito da incidência de radiação eletromagnética.