Conceitos Básicos de Ressonância Magnética

Por | dezembro 20, 2017
Princípios básicos
A ressonância é um fenômeno que ocorre quando um núcleo é exposto a uma perturbação oscilatória que tem uma frequência próxima de sua própria frequência natural de oscilação. Esse núcleo ganha energia da força externa e entra em ressonância.
A ressonância não ocorre se a energia é aplicada a uma frequência diferente da frequência de Larmor do núcleo.



Parâmetros de Ressonância Magnética
É o conjunto de fatores que diretamente ou indiretamente interferem nas imagens de forma a otimizar a qualidade. O objetivo de manipular estes parâmetros é obter imagens de excelente qualidade, baseado em quatro características: contraste, resolução espacial, relação sinal-ruído (RSR) e ausência de artefatos.


Momento Angular
É o movimento de rotação de um corpo, diferente de zero, para que ocorra o fenômeno de ressonância.

Hidrogênio- Propriedades Magnéticas
O núcleo de hidrogênio contém um próton com carga positiva que efetua uma rotação. O núcleo de hidrogênio tem um campo magnético induzido a sua volta e age como um magneto.

Hidrogênio- Alinhamento
Na ausência de um campo magnético, os momentos magnéticos dos H+ têm orientação ao acaso. Na presença de um forte campo magnético estático externo, os momentos magnéticos dos H+ se alinham a este campo magnético.

Contraste na Imagem
O contraste nas imagens se baseia na diferença de intensidade do sinal em áreas de estrutura ou composição diferentes.

Uma imagem tem contraste quando apresenta áreas de sinal intenso, áreas de sinal intermediário e áreas de sinal fraco. A frequência de Larmor do hidrogênio na água é maior que a do hidrogênio no tecido adiposo.

Alto sinal: gordura, água, tecidos moles.
Médio: Músculo, tecido fibroso.
Baixo sinal: Pulmão, osso cortical.


Suscetibilidade Magnética
É o grau de magnetização de uma substância.

Substâncias Diamagnéticas são aquelas que quando colocadas num campo magnético, se magnetizam ligeiramente na direção oposta e, ao ser removido do campo magnético externo, sua magnetização retorna a zero.
Substâncias Paramagnéticas são aquelas cujos átomos possuem elétrons não pareados que induzem um pequeno campo magnético ao redor de si mesmo (momento magnético).

Gradientes
São alterações do campo magnético principal e são gerados por bobinas localizadas no corpo do magneto, através do qual passou a corrente. A passagem de uma corrente por uma bobina gradiente induz um campo gradiente (magnético) em torno dela.


Parâmetros de Ressonância Magnética
É o conjunto de fatores que diretamente ou indiretamente interferem nas imagens de forma a otimizar a qualidade desta imagem. O objetivo de manipular estes parâmetros é obter imagens de excelente qualidade, baseado em quatro características: contraste, resolução espacial, relação sinal-ruído (RSR) e ausência de artefatos.

Relação sinal-ruído (RSR)
Esta é uma relação entre amplitude (quantidade) de sinal recebido e a média de amplitude de ruído. O sinal depende principalmente da área de estudo, da região anatômica, do tamanho do paciente e do tipo de sequência de pulso utilizada.

O ruído é inerente ao sistema e estará sempre presente, independe dos fatores mencionados acima. O importante é adquirir imagens c/ alto sinal e baixo ruído.
Fatores que alteram o RSR, Densidade de Prótons, Volume do voxel, TR, TE e Flip Angle, NEX ou NSA, Largura da banda receptora, tipo de bobina.

Tipo de Bobina
A utilização de bobinas adequadas tem um papel fundamental na otimização da RSR.
Dependendo da bobina que está sendo utilizada pode-se influenciar na quantidade de sinal recebido e portanto afetar RSR. 



Densidade de prótons
A quantidade de prótons na região em estudo determina a amplitude de sinal, isto é, quanto maior a quantidade de prótons de hidrogênio maior a quantidade de sinal.
Exemplo: Pulmões apresentam baixa intensidade de sinal, logo: baixa RSR.
Pelve apresenta alta intensidade de sinal, logo: alta RSR.

Volume do voxel
A RSR é diretamente proporcional ao volume do voxel e qualquer parâmetro que alterar o tamanho do voxel vai alterar a RSR. Nós podemos alterar o tamanho do voxel de três formas: 
       1. na área do pixel
       2. na espessura de corte 
       3. FOV- field of view (campo de visão) 
FOV (field of view)
É o tamanho da área em que o sistema irá realizar a leitura do dados, é o tamanho da área em estudo, é meu campo de visão.

Interfere no tamanho da área do pixel, ou seja, quanto maior o FOV pixel formador de imagem, maior será a RSR.


Área do pixel
Está diretamente relacionada com a matriz.
  • Matriz alta: Resulta em pequenos pixels e voxels. Ex.: 512x512
  • Matriz baixa: Resulta em grandes pixels e voxels. Ex.: 192x192


Espessura de corte
É diretamente proporcional ao RSR, isto é, quanto maior a espessura maior a RSR.

Postagens mais visitadas