Processo da revelação manual

Por | dezembro 19, 2017
Com a alta demanda dos departamentos de raios x, tornaram-se cada vez mais automatizado o processo para a revelação das imagens radiograficas. A automatização da revelação é possível graças à combinação de três elementos: Processadoras; Substâncias químicas; Filmes compatíveis.


Temperatura e tempo
A revelação para filmes de Raios-X são mais eficientes quando usadas dentro de um limite de temperatura ideal de 21ºC. Quando em temperaturas abaixo da recomendada as substancias químicas atrasam sua atividade e causam uma revelação insuficiente e uma fixação inadequada.

Processadoras automáticas
É composto de três tanques e uma secadora. Na parte de dentro da câmara escura esta localizada a gaveta onde são colocados os filmes para os processamentos, em seguida os filmes são impulsionados pelos roletes que ficam dentro da processadora, os quais são movimentados por um motor central, e são colocados nos tanques que se movimentam em tempos controlados puxando os filmes, e: revelando, fixando, lavando e secando. O que demora em média de 45 a 180 segundos. Ou seja, os filmes, com imagem latente, entram na câmara escura e saem na clara, já revelados.

Manutenção da processadora para que seu perfeito funcionamento seja mantido

  • Verificação contínua dos níveis de solução, proporção de reforço, temperaturas fornecimento de água e recirculação da solução.  
  • Limpeza dos filtros e tubos de ar do
    secador, dos tanques, dos passadores. Os depósitos químicos devem ser removidos dos rolos
     e lavados de forma adequada.
  • Utilizar filmes de limpeza, criados especialmente para  remover os precipitados, sujeiras e outras
    substâncias que podem ter sido depositadas nos rolos

     





Postagens mais visitadas