Sistema Padrão de Armazenamento e Distribuição de Imagens Digitais: DICOM e PACS

Por | dezembro 19, 2017
DICOM- Digital Imaging and Communications in Medicine 
(Comunicação de imagens digitais em medicina)

É um programa criado com a finalidade de padronizar as imagens diagnósticas, como Tomografias, Ressonâncias Magnéticas, Radiografias, entre outros. Com o padrão DICOM é  permite que imagens médicas e informações associadas sejam trocadas entre equipamentos de imagem, computadores e hospitais. O padrão estabelece uma linguagem comum entre os equipamentos de marcas diferentes, que geralmente não são compatíveis, e entre equipamentos de imagem e computadores, estejam esses em hospitais, clínicas ou laboratórios.

A adoção do padrão DICOM pelas indústrias de imagens médicas abre novas oportunidades para organizações de cuidados à saúde para aumentar a qualidade e a efetividade nos cuidados aos pacientes. O sistema DICOM permite que informações sobre um paciente, além de, as imagens não perdem a definição e, consequentemente, a interpretação das imagens pelas entidades médicas é mantida, já que a qualidade gráfica não se altera.

PACSPicture Archiving and Communication System
 (Sistema de Comunicação e Arquivamento de imagens)
É um sistema que proporciona o armazenamento e comunicação de imagens geradas por equipamentos médicos que trabalham com imagens originadas em equipamento de TC, RM, US, RX, entre outros, de uma forma normalizada possibilitando que as informações dos pacientes e suas respectivas imagens digitalizadas e, armazenadas em mídia eletrônica sejam compartilhadas e visualizadas em monitores de alta resolução, distribuídos em locais fisicamente distintos.

Os principais elementos a serem observados na estrutura do PACS são:
· Dispositivos de entrada (RX, RM, TC, etc.)
· Rede de computadores
· Servidor de DICOM
· Integração com o RIS - Sistemas de Informação em Radiologia (Radiology Information System) e 
HIS - Sistemas de Informação Hospitalar (Hospital Information System).
· Dispositivos de saída (monitores, impressoras)

RIS: Esse softwares de automatização, tem a possibilidade de integrar este sistema ao fluxo de trabalho, relatório e outros, a fim reunir a informação em um único local de todo o fluxo de trabalho de uma clínica radiológica, desde o agendamento do procedimento, passando pelo atendimento e diagnóstico, até a distribuição do resultado do exame, agilizando processos e reduzindo erros.
 Além de ser possível o acompanhamento de status das tarefas e a busca facilitada de informações, com filtros e palavras-chave. Cadastras dados do paciente, como alergias, para poder proporcionar um atendimento personalizado.

HIS: Surgiu da necessidade de informatizar informações como: agenda, controle de leitos, registro de procedimentos, laudos, faturamento, entre outros.

Postagens mais visitadas